Embora possamos identificar a presença da ciência no teatro praticamente desde o início da ciência moderna, o estudo académico sobre esta interseção começou essencialmente já neste século. É um campo de investigação com cerca de duas décadas. Numa edição especial em dois volumes intitulados “New Directions in Theatre and Science” publicados na revista Interdisciplinary Science Reviews (2013 e 2014), as editoras convidadas, Kirsten Shepherd-Barr e Carina Bartleet, reuniram um conjunto de artigos que refletiam a vivacidade e diversidade desta área de investigação (essencialmente no mundo anglófono) e apontavam algumas das tendências futuras para as performances relacionadas com a ciência. Este volumes, juntamente com vários encontros científicos sobre o tema tais como as conferências Communicating Science to the Public through the Performing Arts (Nova Iorque, 2010) e Performing Science: Dialogues Across Cultures (Lincoln/UK, 2014), constituem marcos importantes no estudo e reflexão neste campo.
Este colóquio pretende continuar o caminho de mapeamento e reflexão sobre as interseções entre o teatro e a ciência e promover a partilha e o ampliar do conhecimento neste campo, rastreando a evolução de tendências anteriores e identificando novos tipos de interseções, e alargando a discussão a iniciativas não-anglófonas.
Uma perspetiva adicional a guiar o colóquio será a de promover uma discussão ampla sobre este campo de interseção, reunindo participantes tanto da área artística e da investigação em artes como da área da comunicação de ciência. As ligações interdisciplinares têm vindo a desenvolver-se dos dois lados, o artístico e o científico. A comunicação de ciência tem vindo a tornar-se cada vez mais essencial em contextos académicos e de investigação, e o teatro tem sido uma das linguagens utilizadas nessa atividade.
O colóquio instiga e acolhe contribuições sobre os cruzamentos entre teatro e ciência relacionados com os dois lados desta equação, a prática artística e a comunicação de ciência, com o objetivo de explorar os lugares em que se encontram (assim como aqueles em que isso não acontece), e provocar discussões frutíferas no sentido de esclarecer, eventualmente, as motivações e perspetivas que são comuns e as que são diversas.
QUANDO, COMO, PORQUE, ONDE… se encontram o teatro e a ciência?
O colóquio poderá explorar temas como:
- Temas e conceitos científicos
- Formas e subgéneros teatrais
- Práticas contemporâneas no teatro sobre ciência
- Tendências futuras no teatro sobre ciência
- Processos de pesquisa em teatro vs processos de pesquisa científica
- O teatro na formação de investigadores científicos
- Financiamento nas artes e na ciência
E colocar questões como:
- Pode o teatro ajudar a resolver problemas científicos?
- O conhecimento científico transforma o teatro?
- Que tipos de públicos para as performances sobre ciência?
- O teatro faz sentido na comunicação de ciência?
- Que tipo de conhecimento sobre a ciência pode o teatro acrescentar?
- O teatro pode transformar o modo como os cientistas realizam as suas investigações?
- De que modo o teatro se envolve nos debates públicos sobre a ciência e o desenvolvimento científico?
- Pode o teatro inspirar novas investigações científicas?
Um conjunto selecionado de artigos (em inglês) será objeto de uma revisão anónima por pares com vista à publicação num volume temático.
