Comissão Científica

Guildhall School of Music & Drama, UK

Alex Mermikides

Coordenadora do Programa Doutoral da Guildhall School of Music & Drama. Investiga as interfaces entre o teatro e a medicina, com publicações (Performance and the Medical Body 2016, Performance, Medicine and the Human, 2020) e performances em colaboração com médicos especialistas e pacientes. O seu trabalho já foi destacado no The Guardian, na Times Higher Educational Supplement e no programa This Week (da BBC Radio 4).

Brooklyn College CUNY

Brian Schwartz

Professor Emérito de Física no Brooklyn College, Diretor do programa Science & the Arts, e codiretor do New Media Laboratory no Graduate Center of the City University of New York (CUNY). Editou nove livros e publicou mais de 130 artigos em revistas científicas. Enquanto diretor do programa Science & the Arts, desenvolveu mais de 100 projetos de cruzamento entre a ciência e o teatro, música, dança e artes. Em 2010, ganhou o prestigioso prémio Andrew W. Gemant do American Institute of Physics por contribuições significativas para a dimensão cultural, artística ou humanística da física.

Faculdade de Ciência de Tecnologia da Universidade de Coimbra

Rómulo – Centro de Ciência Viva

Carlos Fiolhais

É professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. É autor de vários livros e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação. Ganhou diversos prémios. Foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. É director do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e da colecção Ciência Aberta da Gradiva.

Universidade NOVA de Lisboa

Daniel Gamito-Marques

Investigador doutorado do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUCHT). Explora as interacções entre ciência e colonialismo em África (séc.XIX-XX). Trabalha profissionalmente como dramaturgo e dramaturgista desde 2016. Tem investigado as potencialidades do conhecimento histórico sobre as ciências em criações para teatro.

Instituto Superior Técnico

Joana Lobo Antunes

Diretora de Comunicação do Instituto Superior Técnico. Professora de Comunicação de Ciência e Redes Sociais para Cientistas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e na NOVA Escola Doutoral. Os seus principais interesses são o uso de técnicas de improvisação teatral e storytelling em Comunicação de Ciência. Coordenadora do programa de rádio 90 Segundos de Ciência. Fundadora e ex-presidente da Rede Portuguesa de Comunicadores de Ciência SciComPT.

Faculty of Arts and Humanities, University Centre Shrewsbury, UK

Paul Johnson

Diretor da Faculty of Arts and Humanities of the University of Chester e da University Centre Shrewsbury. Atual coordenador do grupo de trabalho Performance and Science da associação Theatre and Performance Research do Reino Unido, interessa-se pela investigação das interfaces entre a ciência e a performance.